Durante a minha vida inteira, até me casar, eu morei em um sobrado grande, que tinha espaço suficiente para bastante coisas. Nosso primeiro apartamento foi em Campinas – um apartamento de três quartos, espaçoso, em que um dos quartos era feito de escritório. Depois, lá em Campinas mesmo, resolvemos mudar para um apartamento menor, de dois quartos. Já aprendemos bastante coisa nessa mudança. Porém, coisa de três meses depois, recebi uma proposta de trabalho que me permitiria trabalhar de casa, e o terceiro quarto (do escritório) fez falta. Além do que, mudaríamos novamente para São Paulo. Então lá fomos nós nos mudarmos novamente. Antes de virmos para o apartamento atual, moramos em lugares bem maiores. Hoje, moramos em um apartamento com dois quartos, e neste post eu trago algumas lições de organização que eu aprendi.

Armazenamento suficiente

Em primeiro lugar, aproveitar bem todos os espaços de armazenamento. Por sorte, mudamos para um apartamento que tem armários até no banheiro. Isso facilitou bastante. Nunca fui a favor de “esconder” bagunça (que é como normalmente as pessoas usam seus armários), mas aqui não temos esse problema. O espaço é suficiente para o que temos e ainda sobra. Isso é excelente porque tudo tem o seu próprio lugar. Portanto, a minha dica aqui é que você invista em armazenamento inteligente em seu apartamento, se ele for pequeno. Lugares para armazenamento nunca são demais – por exemplo, um baú em vez de um banco na sala. Ajuda bastante. Se você não tiver lugares suficientes para armazenar o que você tem, sua casa ficará sempre parecendo bagunçada. Claro que, antes de saber a necessidade de armazenamento, é necessário destralhar o que puder, para não armazenar tralha.

Mais fácil de limpar

Não tenha dúvidas de que morar em uma casa ou apartamento grande seja bom, mas o tempo dedicado para limpar é muito maior. São coisas que, quando a gente tem uma rotina organizada (como no nosso caso), pareciam não fazer diferença, mas só quando mudei para este apartamento menor que eu notei o que sobra de tempo no dia a dia. Cuidar da limpeza e da arrumação do apartamento leva muito menos tempo, e isso é ótimo.

Não tem como organizar tralha

Quanto menor o espaço em que você vive, menos tralha dá pra ter. Quando você mora em um apartamento pequeno, não pode “se dar ao luxo” de guardar coisas que não usa. Até móveis nós diminuímos. Isso pode ter os seus revézes (recebemos menos pessoas) mas, por outro lado, facilita muito a nossa rotina no dia a dia, que é o que importa. Todos os dias eu destralho o apartamento, porque sempre existem coisas que não precisam estar ali.

Nossa casa serve para a gente viver, não para armazenar coisas.

Morar em um apartamento pequeno pode ser muito bom se você alinhar suas expectativas com relação à quantidade de coisas que se pode ter e pensar na sua decoração com foco na funcionalidade. Se você também mora em um apartamento pequeno, deixe um pouco da sua vivência nos comentários! Tenho certeza que pode ajudar outros leitores. Obrigada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here