Como é a boa a rotina quando se tem uma máquina lava e seca! Ela era sonho de consumo para mim, quando montamos a nossa primeira casa. Só atualmente conseguimos comprar uma, e fez toda a diferença. Vivemos em apartamento, então a secagem das roupas era sempre um problema. Agora, consigo organizar melhor a rotina de lavanderia como um todo. Aqui em casa, eu sou a responsável pelo cuidado com as roupas (eu adoro!).

Nosso modelo é uma LG de 8,5kg, que nos atende muito bem.

A rotina de lavagem de roupas segue assim aqui em casa:

  • Segunda: roupas “pesadas”
  • Terça: roupas escuras
  • Quarta: roupa de banho
  • Quinta: roupa de cama
  • Sexta: roupas claras
  • Sábado: panos de limpeza
  • Domingo: peças delicadas

“Mas Thais, você lava roupas todos os dias?” Não. Se, no dia acima, não tiver uma quantidade suficiente para a carga mínima, eu espero mais uma semana. Só lavo quando tem a carga mínima da máquina para cada tipo de peças.

Para mim, a máquina lava e seca foi uma “mão na roda” porque ela controla o ciclo completo da lavanderia: deixa de molho, bate, enxagua, centrifuga e seca. Posso deixar a roupa lá de manhã e, de noite, tenho a roupa prontinha. Aí eu separo, dobro, guardo e já deixo pronta a carga para a manhã seguinte. Gasto 10 minutos de manhã e 15 minutos à noite fazendo tudo isso.

Aqui em casa não temos mais o costume de passar roupas, especialmente depois da secadora, que já deixa as roupas com uma aparência menos amassada. A não ser que sejam peças que realmente demandem passar, especialmente camisas. Porém, tanto meu marido quanto eu já preferimos comprar peças que não precisem ser passadas.

Você tem uma rotina de lavanderia organizada na sua casa? Como você costuma fazer?

Saiba mais: Curso Online Organize sua rotina doméstica

8 COMMENTS

  1. Ótimo post Thais,
    Meu marido esta fazendo intercâmbio e ha 2 dias atras estava me falando sobre a maravilha que tem sido esse tipo de máquina e que deveríamos comprar uma…Minha preocupação é quanto ao consumo de energia…vc chegou a perceber se aumentou muito após começar a usa-la?
    (Sei que não faz parte desse post mas melhoras para o Paul todos seus seguidores estão enviando energias positivas… com certeza logo logo ele estará ,melhor!!)

    Bjos!!

    • Aumenta um pouco sim, mas eu já sabia disso quando comprei e entrou como parte do planejamento.

      Obrigada pela preocupação com o Paul. Ele teve alta ontem. <3

  2. Oi, Thais
    Tenho uma lava-seca também mas praticamente não uso; morro de medo de as roupas encolherem na secagem. Qual é a sua experiência neste sentido? Uso a secagem apenas para lençóis e toalhas, o tipo de peça que, se encolher, um pouquinho menos grave.
    Um beijo
    Márcia

  3. Eu tenho uma secadora. Como moro em casa, prefiro tê-las separadas.
    Mas não tenho costume de por toda a roupa na secadora pois já tive experiência de perder roupas que encolheram.
    Como você evita isso, Thais?

  4. Oi Thais!
    Tenho o mesmo receio da Márcia. Temos vontade de comprar uma lava-seca, mas tenho medo de estragar algumas peças. Quando ficamos um tempo no Canadá estudando, acabamos perdendo algumas roupas por conta da lavagem, já que por lá não se tem o hábito de pendurar roupas no varal, pelo menos no inverno.Nossas camisas de flanela e blusas de lã fininhas encolheram de modo que não se pode aproveirar. Você separa algumas peças que não podem ser colocadas no modo de secagem?

    • Por enquanto não, mas creio que no inverno, especialmente com roupas de lã, eu faça isso. Precisa conhecer direitinho a especificação de cada tecido na etiqueta da peça. 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here