Press "Enter" to skip to content

A arte zen da limpeza diária do banheiro

Cuidar da casa, para mim, é como um ritual. Como todas as outras coisas na vida, não quero fazer com pressa ou apenas por obrigação, mas vendo propósito nas pequenas coisas. Especialmente quando a gente fala na manutenção da limpeza do banheiro, aquela feita diariamente, é legal pensar em nossos movimentos em casa como se fossem um fluxo contínuo realmente. Então eis pouco sobre os meus hábitos de limpeza ao longo de um dia.

Geralmente eu sou a primeira a acordar em casa. Vou ao banheiro e dou um tratinho em tudo o que usar. Ao usar o vaso, faço uma breve limpeza (que dura segundos) com a escova sanitária. Ao lavar as mãos, escovar os dentes ou lavar o rosto, eu passo as mãos pela pia para tirar restos de pasta de dentes, cabelos e até poeira ao redor da torneira.

Isso eu faço pela manhna, quando eu acordo, sem o menor esforço. Já virou algo natural para mim.

Na hora do almoço, costumo voltar para casa para almoçar. Aproveito esse tempo para arrumar algumas coisas bem básicas, da manutenção diária mesmo. Com relação ao banheiro, a lixeira é trocada. O estoque de papéis, abastecido. Verifico se é dia de trocar as toalhas.

De noite, eu costumo dar uma geralzinha bem básica no box quando eu tomo banho. Nada extraordinário – só faço uma rápida limpeza na prateleira de shampoo, na saboneteira, tiro respingos de sabão da porta do box e fios de cabelo que possam estar na parte de cima do ralo.

Antes de tomar banho, eu aproveito para fazer alguma tarefa de limpeza que distribuí ao longo da semana. Eu simplesmente escolho o que estiver chamando mais atenção no momento. (veja meu post anterior sobre esse assunto)

Eu acredito que, no dia a dia, a gente tenha que fazer o básico mesmo, aquele suficiente para a casa “não cair”. Com relação ao banheiro, isso é muito tranquilo. Acredito que, junto com a cozinha, seja o ambiente que demande mais atenção diariamente, pois são mais usados e mexem com matéria orgânica. Mas, mesmo assim, é super tranquilo.

Conheça o curso online Organize sua rotina doméstica ->

2 Comments

  1. Andrea Andrea Janeiro 15, 2018

    Thais, como sempre seus posts são fantásticos. Eu também costumo dar uma ajeitadinha no banheiro, mas o que “pega” é que só eu faço isso. Os outros moradores da casa nunca fazem isso. Todos moram, todos usam e todos sujam. Eu sou a primeira a acordar e a usar a pia. Ela fica limpinha quando eu entro e o ultimo deixa sujinha. Isso não tá certo e não encontrei ainda uma maneira de acomodar isso na minha rotina.

    • Thais Thais Post author | Janeiro 18, 2018

      Lá em casa, como somos apenas em três, não me incomoda tanto. Acho que, se fôssemos em mais pessoas, eu teria uma conversa com todos a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *