Press "Enter" to skip to content

Planejando o armazenamento do nosso banheiro

Nosso apartamento tem dois banheiros: o banheiro principal e o lavabo. O banheiro principal tem essencialmente duas áreas de armazenamento – um bom armário, com algumas prateleiras, e o gabinete embaixo da pia. Um dos meus projetos atuais é concluir a decoração e a organização desse ambiente, e uma das etapas é justamente planejar esse armazenamento.

Para mim, é muito importante manter em cada cômodo aquilo que pertence a ele mesmo. Estoque de papel higiênico, por exemplo, precisa ficar no banheiro, não na área de serviço (parece óbvio, mas eu mesma já fiz isso e muitas casas que já visitei, a trabalho e de amigos, também são assim). O mesmo vale para produtos de maneira geral, para acessórios e para toalhas.

A grande questão aqui é que nem tudo cabe no banheiro. Então precisamos buscar soluções que atendam a rotina da casa, de qualquer maneira. O outro ponto é que existem alguns itens que, apesar de serem usados no banheiro (exemplo: maquiagem), seu armazenamento em locais úmidos pode diminuir a vida útil do produto. Então precisam ser armazenados em outro local.

Também é fundamental respeitar as limitações de espaço. O gabinete tem compartimentos com pouca profundidade, e boas gavetinhas. O armário tem prateleiras com bastante altura e pouca profundidade também.

O que eu pretendo armazenar no banheiro, então:

  • material usado junto com o vaso sanitário, que inclui: papel higiênico, absorventes, lenços umedecidos (talvez revistas?)
  • material usado para banho: shampoos, condicionadores, sabonetes, esponjas, cosméticos diversos, mas também toalhas e toucas
  • material usado para o pós-banho: desodorante, pente
  • material de uso geral: cosméticos, gel, escova, pasta de dente, fio dental, pomadas, antisséptico bucal
  • material de limpeza: produtos, esponjas, escovas

A ideia é deixar apenas um substituto sempre no banheiro e o restante do estoque em outro lugar (apenas o que não couber). Com relação às toalhas, acredito que serão a minha exceção e permanecerão guardadas na cômoda que fica no quarto, bastando as toalhas em uso estarem no banheiro.

Meu próximo passo é tirar as medidas dos armários para poder comprar alguns potes e cestor organizadores. Também pretendo comprar algumas prateleiras adicionais para otimizar o espaço. Compartilharei depois com vocês em um futuro post.

Mas eu estou curiosa: o que vocês costumam armazenar no banheiro? O que cabe? Compartilhem comigo nos comentários, pois assim podemos trocar algumas ideias.

17 Comments

  1. Bru Costa Bru Costa Janeiro 9, 2018

    O raciocínio é o mesmo, mas tenho somente um banheiro e não cabe muito no armário que temos nele.
    Fora o que já é de uso do banheiro
    Então coloco:
    alguns papéis higiênicos (o que cabe)
    itens “estoque” de shampo, condicionados, sabonete liquido, sabonetes e pastas de dente ficam no banheiro.
    um sapolio e um pincel de pintar cabelo sabe fino e pqno não ocupa espaço e ótimo pra fazer aquela limpeza rapidinha de meio de semana na torneira ralo da pia.
    e os itens que uso para rotina de cuidados com o rosto pra facilitar fazer isso todos os dias.

    • Thais Thais Post author | Janeiro 9, 2018

      Legal, bom exercício. Obrigada por comentar.

  2. Aline Mayer Aline Mayer Janeiro 10, 2018

    Oi Thais!!

    Também tento fazer como vc e manter no cômodo tudo que pertence a ele. Com isso, costumava guardar as toalhas de banho no banheiro, mesmo as que não estavam no uso. Mas, em um dos apartamentos que morei tive problemas com isso e nunca mais fiz. Hehe…
    Fui arrumar o armário uns dois meses depois e tive que me desfazer de várias toalhas, tinham mofado. Acho que ocorreu pelo fato do banheiro ser muito úmido. Mas depois disso, optei por guardar as toalhas em outro local.

    • Thais Thais Post author | Janeiro 10, 2018

      Pois é, complicada a questão da umidade!

  3. Priscila Priscila Janeiro 10, 2018

    No meu banheiro sempre deixo material para uma limpeza rápida: o produto que uso para limpar o vaso e lenços umedecidos para limpeza (faço usando uma receita da Internet, mas é basicamente colocar o produto de limpeza no papel toalha e usar como lenço umedecido).

    Facilita muito a vida

    • Thais Thais Post author | Janeiro 10, 2018

      Faz muita diferença mesmo, né?

    • Marcela Marcela Janeiro 11, 2018

      Oi Priscila, você pode explicar em detalhes como faz os lenços umedecidos para limpeza? Achei super interessante, excelente ideia!

      • Samara Samara Janeiro 12, 2018

        Olá, acredito que esse lencinho que a Priscila comentou, é feito assim..vc pega um rolo de papel toalha de boa qualidade, corta ao meio pra ficar do tamanho de um rolo de papel higiênico, umedeça com Lysoform que é um produto de limpeza que elimina germes e bactérias, coloca em um pote e fecha, aí quando for usar vc pega um pedaço do papel e limpa vasos, e pias…eu aprendi no YouTube tbem, é maravilhoso…
        Espero ter te ajudado..

        • Marcela Marcela Janeiro 15, 2018

          Que legal! Não conhecia essa técnica! Grata pela resposta, Samara 🙂

  4. Ana Carolina Ana Carolina Janeiro 10, 2018

    Olá. Consigo armazenar as toalhas limpas no banheiro. Já o papel higiênico, ainda estou analisando como armazenar os 10, 12 rolos que vem no pacote. Seria ideal deixar tudo no banheiro, como você sugeriu. Meu armário não é pequeno, mas é profundo e só tem portas, o que dificulta o manuseio das coisas. Bom seria ter dois gavetoes.

    • Priscila Priscila Janeiro 11, 2018

      O meu armário tem o mesmo problema, uso cestas de plástico para amenizar o problema. Ajuda bastante

  5. Tatiana Tatiana Janeiro 10, 2018

    Que invejinha desse armariãoooo, Thais!! Em casa tenho um armário pequeno e simples e deixo apenas 3 rolos de papel higiênico, um estoque pequeno de pasta de dente, desodorante, sabonetes, etc. Uma coisa que deixo em uma caixinha são alguns sacos do lixinho para reposição. Beeeijo!

  6. Soraia Soraia Janeiro 10, 2018

    Eu tenho somente o gabinete da pia. Guardo os produtos de limpeza do banheiro (cloro gel, escova sanitária, esponja …) dentro de um pote plástico. Tenho outra divisória que coloco sabonetes, gel dental, gilete e sempre tenho 1 xampu e condicionador e escova de dentes de reserva. O pacote de papel higiênico também fica lá. Tem 2 pequenas gavetas onde coloco pente, amarradores de cabelo e gel. Toalhas , eu prefiro deixar dentro do armário do quarto. Além de ter mais espaço , acho mais higiênico e circula mais ar.

  7. Carol Bernini Carol Bernini Janeiro 10, 2018

    Oi Thais,
    Muito bom o espaço que você tem para o armazenamento. Quero ver o resultado final da organização!
    Aqui, temos apenas um banheiro aqui em casa. Como ele é pequeno, muito úmido e apenas com um armário embaixo da pia, mantemos o mínimo necessário nele.
    Temos um cesto com produtos e itens de limpeza do banheiro, um cesto com estoque de shampoo, condicionador e sabonete líquido (é bem restrito, tipo 1 item de cada. Sempre que sai 1 entra outro), um gaveteiro plástico pequeno para o estoque de sabonete e 1 cesto com meus produtos de banho que não uso diariamente (creme de hidratação, esfoliante, shampoo anti-resíduos).
    Nas gavetas, guardamos o estoque de produtos de higiene bucal e gilette.
    Na bancada, mantemos sabonete, álcool gel, produtos de higiene bucal em uso e desodorante. O restante fica no quarto, protegido da umidade.
    No parapeito da janela, temos potinhos com algodão e cotonete.
    Infelizmente, por conta da umidade, temos que manter o papel higiênico no armário que fica do lado de fora do banheiro. As toalhas ficam no meu armário do quarto.
    beijo!

    • Thais Thais Post author | Janeiro 10, 2018

      Que bom te ver aqui, Carol. <3

      Uma das coisas que mais gostei nesse apartamento foi esse armário ROSA do banheiro. Ele é ótimo mesmo!

      Você conseguiu otimizar muito bem o espaço de vocês. Obrigada por compartilhar!

  8. Carol Monterisi Carol Monterisi Janeiro 18, 2018

    O meu problema hoje é maquiagem. Arrumei um canto pra elas no banheiro – mesmo não sendo ideal – porque não encontrei um lugar melhor na casa. Daí, além de ser um problema pra qualidade do produto, elas ocupam espaço que poderia usar para outra coisa. 🙁

    • Thais Thais Post author | Janeiro 18, 2018

      Você não consegue colocar em um cestinho, por exemplo, no quarto, que seja fácil de transportar até o banheiro quando for usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *