Press "Enter" to skip to content

Voltando à rotina em casa no ano novo

Ah, o ano novo chegou! No final das contas, é só mais um dia, mas é incrível como colocamos tanta ritualização na passagem de um dia para o outro! Hoje, dia 2, já é uma terça-feira “útil”, e muitos de nós já estão de volta às suas rotinas. Aqui em casa, não é diferente.

Sono e ritmo

Estamos retomando aos poucos um horário mais adequado. Entre o Natal e o Ano Novo, fui dormir e acordei mais tarde, até mesmo por conta das festas que iam até a madrugada. Filhote também se acostumou com esse ritmo, especialmente por estar de férias. Então ontem já fomos dormir um pouco mais cedo, e aí hoje levantamos mais cedo também. A ideia é ir gradualmente acertando esse horário até o início das aulas, em fevereiro. Como ele vai estudar de manhã, minha preocupação é que a rotina seja tranquila para que ele possa descansar e dormir bem (e eu também).

Para facilitar a hora de dormir, estabelecemos um horário limite para a TV e telinhas diversas (tablet, celular): 21:00. Até às 22:00, podemos ficar “acordados” fazendo atividades mais calmas, como ler gibis, livros e revistinhas. Depois das 22:00, o certo é já estar dormindo, então apagamos as luzes. Mesmo que demoremos a dormir, essa é a ideia. Meu marido dorme mais tarde, até mesmo pela rotina profissional dele, mas tanto o Paul quanto eu estamos organizando esa nova rotina de sono para conseguirmos acordar cedo numa boa. O objetivo é diminuir esse horário aos poucos, de modo que consigamos acordar ainda mais cedo no início de fevereiro, porém sem traumas.

Comida

Outra coisa que volta à rotina é o preparo das refeições em casa. Não sei como foi a semana passada para vocês, mas por aqui, foi a semana inteira comendo o que sobrou do Natal e as festinhas ao longo da semana, que traziam sobras. Também almoçamos e jantamos fora algumas vezes. Esta semana voltamos à rotina normal e estamos preparando a nossa própria comida diariamente, e uma maneira menos cansativa que achamos aqui para nós foi alternar – cada dia um cozinha.

Continuamos definindo um menu semenal muito simples semanalmente. A partir deste ano, vou compartilhar toda semana uma ideia de menu semanal com vocês, às sextas-feiras (para fazer as compras no sábado ou preparar algumas refeições antes da semana começar).

Limpeza e arrumação

Para mim, a melhor maneira de voltar à rotina é incorporar a ideia das áreas da semana, que aprendi com o método FLY Lady. Eu não uso as mesmas áreas / cômodos da FLY Lady (personalizo para a nossa casa). Aqui, as semanas são divididas assim:

  • Semana 1 do mês: entrada e corredores
  • Semana 2 do mês: cozinha e área de serviço
  • Semana 3 do mês: quartos
  • Semana 4 do mês: banheiros
  • Semana 5 do mês: sala

Isso porque moramos em um apartamento com dois quartos, sem varanda. É legal personalizar para cada realidade.

E aí simplesmente aplico o método Vida Organizada, que é baseado em 5 passos:

  1. Destralhar
  2. Organizar
  3. Arrumar
  4. Manter
  5. Curtir

Esta semana, de verdade, tem coisas para destralhar na entrada e nos corredores, depois das festas. Também quero diminuir a quantidade de coisas em ambos os lugares. Também tenho algumas soluções de organização a providenciar, para depois arrumar, manter e curtir (ex: pendurar uns quadros). Mas não deixa de ser uma ordem de prioridade. Consigo aplicar bem aqui em casa dessa forma.

Nada me deixa mais satisfeita que fazer uma limpeza completa no final do ano (falei sobre o faxinão de fim de ano em outro post). Janeiro, para mim, é um mês de continuidade, especialmente do destralhamento. Faço uma “curadoria”, como se a minha casa fosse um museu, e mantenho nela apenas as “peças” que sejam coerentes com a ‘linha” da casa.

Dividir a casa por áreas também ajuda a não deixar a limpeza tão pesada. Mas é a limpeza detalhada. A limpeza diária e semanal é feita em todos os cômodos.

E você, já voltou à rotina aí na sua casa? Quais são os pontos de atenção? Compartilhe comigo nos comentários. 🙂

11 Comments

  1. Cintia Gomes Cintia Gomes Janeiro 2, 2018

    Boa tarde,

    Tenho um guarda roupa minúsculo que não está fechando mais de tantas roupas só minhas.No meio do ano passado doei 2 caixas de roupas mas mesmo assim a quantidade não diminuiu pois fui e comprei mais.
    Estou de férias e preciso organizar essas roupas por que não encontro mais nada dentro do meu guarda roupa.

    Meu nome éCintia tenho 37 anos,casada e tenho 3 filhos.

    • Thais Thais Post author | Janeiro 2, 2018

      Não tem segredo, Cíntia, é destralhar mesmo. Uma ideia a ser incorporada é a do armário-cápsula – um número limitado de roupas para cada estação, qu ficarão no seu armário, e o restante você guarda em outro lugar que não atrapalhará o manuseio do guarda-roupa.

  2. Paula Paula Janeiro 2, 2018

    Tais! Te acompanho a pouco e comecei minha organização desde final 2016, já consegui algumas coisas, mas o processo é lento.
    Não tenho desânimo e sim muito ânimo para dar continuidade aquela vida que almejo.
    Com organização e tempo.
    Obrigada por tudo!
    Adorei o fato de destralhanento mensal.

  3. Luiza Luiza Janeiro 2, 2018

    Thais, já te acompanho há um bom tempo, já não sei quanto tempo faz… tenho seus dois livros e aprecio muito o que vc faz…
    Estou curtindo essa separação dos blogs/sites e vou acompanhar os 3…
    Esse ano quero dar mesmo uma guinada na organização, produtividade…
    Feliz 2018 pra vc e todos que te acompanham…

    • Thais Thais Post author | Janeiro 3, 2018

      Obrigada <3

  4. Luciana Costa Luciana Costa Janeiro 4, 2018

    Bom dia, Thais! Conheci você no fim desse ano por uma pessoa que sigo no instagram, e fiquei muito feliz, pois estou decidida a ser mais organizada em tudo na minha vida e a casa é essencial, então você está sendo minha estrela guia. Obrigada!

  5. Luciana Costa Luciana Costa Janeiro 4, 2018

    Fim de 2017* Rsrs

  6. Marcia Marcia Janeiro 4, 2018

    Ansiosa pelo menu semanal!
    Obrigada por tudo!

  7. Iva Iva Janeiro 4, 2018

    Thais, amei a separação dos assuntos do blog! Parabéns pela ideia e concretização, com tantos conteúdos legais. Mudei para uma casa nova que ainda está em obra na parte externa, e sem armários na cozinha e quarto. Falta bastante para conseguir minha “casa organizada”, mas estou muito feliz por já estar organizando cada pedacinho para que fique como eu e meu marido desejamos. Adorei esses posts. Um beijo e um excelente 2018 para você. 🙂

  8. sandra sandra Janeiro 5, 2018

    Thais, amei os blogs!
    Essa separação dos assuntos é genial!
    Parabéns, obrigada por tudo e muita paz neste novo ano!

  9. Tatiana Tatiana Janeiro 5, 2018

    Thais, acompanho você há muitos anos e aplico muitas de suas dicas. O meu faxinão de final de ano foi um SUCESSO!! Comecei o ano bem mais leve, pois sei exatamente onde encontro tudo em minha casa. E só tenho lá objetos/roupas que amo e uso. Obrigada por tudo, viu?

    Estou ansiosa pelas dicas do menu semanal! 🙂

    Beeeeijo! Feliz (e organizado) 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *