Ao longo dos últimos anos, trabalhando com centenas de pessoas e fazendo muitos testes, eu descobri que existe uma sequência de cinco passos que nos ajudam a organizar qualquer área da nossa vida – e o mesmo vale, é claro, para a organização da nossa casa. Esses cinco passos servem como guia para sabermos por onde começar e onde a organização pode nos levar.

Passo 1: Destralhar

Não é possível organizar tralha. Por isso, o primeiro passo para começar a se organizar é tirar da sua vida e da sua casa tudo aquilo que não faz mais sentido para você, está sobrando, em excesso. Esse é um processo contínuo, porque estamos sempre mudando. Você pode fazer um grande destralhamento de início, mas fatalmente, no dia a dia, aparecerão novos itens que deverão ser descartados (que seja uma embalagem de shampoo que tenha acabado).

Passo 2: Organizar

A organização não é um fim por si só, e por isso ela é apenas um dos passos desse processo. Organizar, aqui, significa encontrar soluções. Encontre soluções para a vida que você tem, de acordo com as suas necessidades e as da sua família. Não se trata de colocar coisas dentro de caixinhas, mas de encontrar o que vai funcionar melhor para você, da organização física da sua casa aos seus projetos.

Passo 3: Arrumar

Depois de organizar, é hora de colocar as coisas em seus lugares certos. Isso vale para livros, objetos e compromissos na sua agenda, assim como pensamentos que você decide focar ou não.

Passo 4: Manter

De nada adianta encontrar soluções e depois colocar tudo em seu lugar certo se você não conseguir manter essa organização. Estamos falando sobre mudança de hábitos, e como conseguimos fazer isso através da organização.

Passo 5: Curtir

Quando você começa a se organizar, aos poucos vai descobrindo que a organização proporciona um leque gigantesco de escolhas que você pode fazer em sua vida. Isso é curtir. Isso é viver. Não ser reativo, nem viver no meio do caos. Não se trata de engessar a vida, mas de estar apto a abraçar as mudanças em sua vida sem se perder por aí.

Os cinco passos apresentam um caminho coerente para todos aqueles que querem se organizar, e reflete o meu método de organização, expresso em todos os canais, textos, livros, cursos e outros conteúdos que eu produzo. Eu espero de verdade que ter esse caminho em vista seja útil para você e que você consiga, então, iniciar seu processo de organização da casa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here