Eu gostaria de falar um pouco sobre a dieta que eu estou fazendo, pois algumas pessoas têm me perguntado. É a dieta Atkins que, a grosso modo, significa a redução drástica de açúcares e carboidratos para que seu corpo queime a gordura mais rápido. Existem diversas fontes por aí a respeito, mas o livro continua sendo a mais confiável (“A dieta revolucionária do dr. Atkins”). Mais para a frente vou fazer um post especial sobre ela, mas posso adiantar que, em um mês de dieta, emagreci mais de 7kg (me pesei só com três semanas e tinha emagrecido os sete, e ainda preciso me pesar atualmente para conferir o total certinho).

Pois bem. E essa dieta se reflete no dia-a-dia, porque não posso comer muitos alimentos que faziam parte da minha rotina, como pães e leite. Como meu marido e meu filho não estão fazendo essa dieta (né), precisamos pensar em algo que fique bom para todos. E aí chegamos ao seguinte planejamento para esta semana (eu como só o que estiver na linha de cima de cada dia):

Segunda
Fajitas de carne com cebola e pimentão
Sopa bem grossa de músculo com legumes

Terça 
Frango grelhado com molho de mostarda
Capeletti quatro queijos

Quarta
Frango assado com bacon
Batatas assadas, feijão e arroz branco

Quinta
Filé de alcatra à fiorentina com salada verde
Arroz e feijão

Sexta
Filé de alcatra à fiorentina com salada verde
(repete porque só eu almoço em casa na sexta)

Não almoçaremos em casa no final de semana, então não há planejamento para esses dias.

Confesso que tem sido extremamente difícil não comer coisinhas gostosas, especialmente agora que estamos no inverno. Mas como proteína sustenta bastante, não tenho sentido tanta fome como poderia, e isso me ajuda a comer menos e, então, emagrecer.

Ah, só para constar! O menu costuma ser bem básico em casa, viu. Às vezes tentamos fazer as semaninhas especiais, que dão uma agitada na rotina (e também porque gostamos de cozinhar), mas chegar em casa e já ter tudo definido e fácil de fazer ajuda de tal forma que nem consigo descrever. Por exemplo, quando fazemos alguma carne assada, já preparamos alguns petisquinhos antes porque demora mais para a comida ficar pronta e a gente não morrer de fome. Enquanto a carne está no forno, aproveitamos para fazer um monte de outras coisas em casa.

A preparação para cada dia é a seguinte: congelamos a carne (ou fazemos a que compramos no dia, fresca), então descemos do congelador para a geladeira um dia antes, meu marido tempera durante o dia e deixa tomando gosto na geladeira, e fazemos juntos quando eu chego em casa, de noite. Se ele estiver inspirado ou com muita fome, acaba fazendo antes. =) Geralmente ele consegue fazer feijão, arroz, essas coisas, durante o dia, porque de noite fazemos somente o que é gostosinho comer fresco, como saladas e carnes. Costumamos guardar um pouco para ele preparar no dia seguinte, no almoço, para ele e o filhote. E eu guardo um pouco do jantar para levar para o trabalho.

É claro que nem sempre sobra e aí eu preciso comer fora durante o expediente, ou combinamos de almoçar juntos em algum lugar gostoso, mas tento evitar isso porque gasta-se MUITO com almoço aqui em Campinas.

26 COMMENTS

  1. Olá, realmente comer fora em qualquer lugar desse país sai caro. Também sou de Campinas, aqui perto do trabalho e de casa, tem um restaurante simplizinho mais muito gostoso. Geralmente como lá ao sábados, sempre tem feijoada!

  2. Thais, sua guerreira, como você consegue fazer essa dieta? Uma vez eu tentei e fiquei tão fraca que parecia que estava com anemia… é um bom exemplo de como as coisas que funcionam pra um não funcionam pra outro, né?!

    • Swy, da outra vez que eu fiz, também fiquei mal. Desta vez, tentei não pensar muito no assunto para que o psicológico não interferisse, e deu certo! Depois que passa a fase de “necessidade de carboidrato”, fica tudo bem tranquilo.

  3. Por curiosidade: Thais, por quanto tempo vc vai fazer essa dieta? E parabéns por estar conseguindo. É bem difícil se restringir tanto.

  4. A ideia é fazer até eu emagrecer o que eu quero, e depois ir regulando. Mas a verdade é que dieta é para a vida inteira, né? Senão engorda tudo de novo depois. Taí uma verdade que preciso aceitar!

  5. gente, justamente por isso eu nunca tentei essa dieta: sou realista e sei que não vou conseguir passar o resto da vida sem carbos. admiro MUITO quem consegue.

    (mas que os -7 kg num mês deixaram meus olhinhos brilhando, isso deixaram)

    • Ah, mas não é para passar o resto da vida. Quando você achar que já emagreceu o bastante, pode ir fazendo uns testes, inserindo alimentos na sua rotina. Se engordar um pouquinho, basta fazer a dieta novamente etc. Dá pra voltar a comer sim mas, enquanto não emagrecer, precisa desse esforço. É difícil, confesso.

  6. e pode fazer essa dieta tanto tempo? quando emagrecer, é bom tentar a reeducação alimentar, que também funciona super bem e é bem mais natural.
    como Thais mesma disse, dieta é para a vida inteira, sair da dieta deve ser a exceção e não ter como exceção ESTAR de dieta….
    coisas que precisamos internalizar…rsrsrs….
    7kg já dão uma boa diferença. vai tentando uma manutenção e então parte para mais, afinal de contas, o corpo vai lutar contra toda essa perda. fica logo em sinal de alerta, querendo nos parar… #tãodifícilemagrecer
    parabens, boa sorte. tambem estou nessa estrada, mas tentando me reeducar. 🙂

  7. Oi Thais! Parabéns! Vc é guerreira viu! Fiquei curiosa com a dieta no restante do dia. O que vc come no café da manhã e lanches? Beijoss

    • Cris, varia bastante. De manhã como um omelete, ou ovos mexidos, ou duas fatias de queijo enroladinhas com duas fatias de presunto, ou peito de peru. Vou variando porque enjoa comer essas coisas sempre. Durante o dia não sinto fome. Alterno entre café (de manhã) e chá (à tarde). De noite, os lanchinhos são semelhantes ao café-da-manhã.

  8. Narinha, já fui (bem) magra e já fiz reeducação alimentar e dietas. Atkins é a única que funciona para dar essa agitada no meu metabolismo, que ficou bem lento depois de ter engordado bastante e tido o filhote.

  9. Thais,

    Parabéns pela força de vontade.

    Agora, me conta uma coisa? O que você come no café da manhã? Porque tenho uma dificuldade imensa de dispensar o café com leite e pão integral ou torrada.

    Cortei açúcares, inclui mais legumes, frutas e verduras mas não encarei uma dieta sem carboidratos 100% porque o café da manhã me limita…

    Obrigada por partilhar seu cardápio! Ajuda pácas!

    • Taysa, nós não costumamos usar receitas. Meu marido é metido a chef e, aprendendo como se prepara cada alimento, vai fazendo as combinações. Não uso nenhuma receita não. A coisa mais sofisticada desse menu aí de cima é o capeletti que nós já compramos pronto para só cozinhar.

  10. Thais,tenho acompanhado o blog e estou amando tudo!!! É realmente uma fonte de inspiração pra mim, que estou tentando colocar a vida em ordem!!! rsrsrs. De todos os posts que leio, sempre paira a mesma dúvida: onde está o seu filhinho nessa história toda de organização??? Pergunto isso porque tenho um menininho que completou 2 anos esse mês, e não consigo me ver fazendo tudo o que você faz com ele em casa! Em casa sou eu, meu marido e meu filho. Não temos empregada faz mais de 1 ano, então a gente vai se virando como pode. Mas não consigo ver o meu marido temperando a carne pra mim, por exemplo, pois é ele quem fica com o baby pela manhã… Pra mim, minha (falta de) rotina tem sido complicadíssim, pois trabalho o dia todo (com intervalo de 2 h p/ almoço). Nunca consigo manter uma frequência na organização… não tenho dia certo pra lavar, passar, cozinhar… Tô muito perdida, e isso tem acabado comigo… vivo insatisfeita, triste, zangada por não conseguir dar um jeito… e isso tem refletido bastante no meu casamento, que não vai nada bem… Help me, if you can!!!! Abraços.

  11. Parabéns Thaís! Sei bem como e dificil mudar a alimentação e os (maus)hábitos. Reduzi 20kg com reeducação alimentar e academia, em 8 meses. Bom né?
    beijooooos

  12. Eu ja fiz essa dieta varias vezes, o triste dela é que depois de um tempo o corpo acostuma e ela para de fazer efeito… da ultima vez perdi só 2 kilos!
    =((

  13. Campinas é osso mesmo. Estou economizando imensamente desde que comecei a levar minhas marmitinhas pro trabalho, e olha, só regulando mesmo as quantidades e evitando massas e grãos não integrais, tá dando pra perder um kg por semana. É lento, mas eu consigo me imaginar comendo as mesmas coisas e quantidades pra sempre. Mas fiquei tentada em dar uma acelerada com a atkins, viu 🙂

  14. Thais, sempre me inspirando… Obrigada!!!

    Li este post na segunda e decidi fazer uma dieta também… Depois que meu filho tinha uns 6 meses fiz ela e emagreci o suficiente…
    É a dieta da Sopa “alá raquel” heheh
    É que na verdade eu substituo o jantar pela sopa… Já que aqui no Sul faz muito frio no inverno e a gente quer comer que louca… hehhe

    Mas, novamente obrigada, pois teus posts sempre me dão força e idéias!!

    Bjks

  15. Thais,muito prazer!!! estava procurando um direcionamento p/ minhas rotinas domésticas e seu blog é inspirador. Amei!!! Tô lendo e vou procurar colocar em prática suas dicas. Parabéns!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here